You are here: Home > News > Workshop: valorisation of by products and discards of fish processing

Workshop: valorização de rejeições e subprodutos do processamento do pescado

06-04-2011, Porto (Portugal)

A situação respeitante à utilização de espécies subutilizadas e subprodutos das indústrias de processamento de pescado é semelhante na Irlanda, França, Espanha, Portugal e Reino Unido.

É necessário desenvolver estratégias comuns de modo a orientar a valorização dos subprodutos marinhos para a obtenção de produtos de maior valor acrescentado, em vez de os considerar desperdícios com pouco interesse.

Na área atlântica, os intervenientes na fileira da pesca estão dispersos enquanto que noutras regiões do mundo (Canadá, Ásia, Noruega) se encontram já em condições de conquistar mercados emergentes.

A rede Biotecmar tem por objectivo apoiar o desenvolvimento duma fileira integrada que utiliza os produtos e subprodutos resultantes da pesca, aquacultura, produção de algas e do sector agroalimentar para a produção de ingredientes com maior valor acrescentado destinados à alimentação, nutrição animal e humana, cosmética e saúde (antioxidantes, antistress, anti-hipertensivos, colagénio, pigmentos, etc.).

Neste sentido, a NET – Novas Empresas e Tecnologias, S.A., em colaboração com o IPIMAR (Instituto de Investigação das Pescas e do Mar), organiza no próximo dia 6 de Abril, pelas 14:30 horas, no Auditório Promonet (Rua de Salazares, 842), Porto, um Workshop subordinado ao tema “Valorização de rejeições e subprodutos do processamento do pescado”. Este workshop é dirigido a todas as entidades participantes na fileira “Produtos do Mar” desde a sua captura até à comercialização final, Laboratórios e Centros de Investigação.

Mais informações e inscrições AQUI

 

Fonte: BIOTECMAR

Document Actions
União Europeia